Histórico

A Laço é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2002, a partir de uma intervenção feita pela psiquiatra Inês Julião num Centro de Saúde da Prefeitura, que atende a população do Aglomerado da Serra.

Foi constatado que os pacientes ali tratados associavam o sofrimento psíquico à exclusão social. Os participantes propuseram, em encontros de grupos, irem além do tratamento convencional com o uso de medicamentos. Assim criaram atividades que proporcionavam oportunidades de formação, capacitação e geração de renda.

O trabalho desenvolvido pela Laço possibilita a inclusão dessas pessoas a partir de suas próprias produções. Para realização deste trabalho, conta com cerca de 40 voluntários de diversas áreas (médicos, psicólogos, artesãos, designers, assistente social, psicanalistas, estudantes de medicina e psicologia, técnicos em informática, contador, engenheiros, advogados, administradores, economista, entre outros) com apoio de instituições públicas e privadas.

Perto de 600 pessoas são acompanhadas pela Laço, entre pacientes, familiares e pessoas da comunidade, incluindo crianças e adolescentes.

A Laço atua através do atendimento clínico, de oficinas e de eventos. As oficinas surgem a partir das demandas dos grupos. Atualmente acontecem oficinas de literatura/estórias, música, teatro, rádio, papel reciclado, informática, cerâmica, tapeçaria, crochê, bordado, jardinagem, culinária e yoga. O conhecimento adquirido nas atividades é transmitido em outros programas comunitários por aqueles que delas participam.

Algumas produções da Laço são colocadas no mercado com a finalidade de gerar renda. São realizados eventos para comercialização da produção, feiras, exposições, festas, cursos, seminários para apresentação de trabalhos, com participação dos diversos setores.

“Eu sempre pensei que eu não era ninguém, eu nunca fui ninguém, agora eu sei: – eu sou. As coisas que eu faço nas oficinas antes de terminar eu já vendi porque todo mundo acha bonito” – Carmelita paciente psicótica, instrutora da oficina de bordado.

botao